O presente de ter uma filha mudou completamente minha vida. Digo ser presente porque acredito que Deus escolhe as pessoas que coloca em nossas vidas, e ele me escolheu para ser pai. Que bom.

Tem uma frase muito engraçada que ela sempre me fala quando vou sair de casa na hora do almoço: “fica só mais um pouquinho comigo, papai”, ela não cansa de repetir, diariamente. E eu, não canso de me emocionar.

Não que eu seja um pai ausente, pelo contrário, faço questão em participar de tudo o que tem relação com seu aprendizado, crescimento, desenvolvimento e o principal, com sua formação de caráter.

Hoje ela tem 3 anos, escrevo este texto em 2021. Com seu desenvolvimento, ela começou a me fazer perguntas um pouco mais complexas, eu devolvo na mesma moeda. E uma dessas perguntas complexas foi: “papai, por que você vai trabalhar?” pode parecer uma pergunta simples, mas não é!

Eu poderia respondê-la: porque o papai precisa ganhar dinheiro. Mas vai muito além disso, aliás, se alguém me fizesse essa pergunta há dez anos, provavelmente esta seria a resposta.

Mas eu a respondi da seguinte forma: Filha, o papai vai trabalhar porque quando o papai está trabalhando tem a oportunidade de ajudar muitas pessoas. Ela não compreendeu a complexidade da frase, mas, com certeza, eu não imputei em seu sistema neural, o trabalho como um dos dessabores da vida.

Se eu houvesse dito que eu iria trabalhar para ganhar dinheiro, seria algo como obrigação, castigo, peso nas costas. E com certeza essa crença seria instalada em sua cabecinha.

A moral da história é que, quando trabalhamos apenas para cumprir as oito horas da jornada de trabalho, estamos sobrevivendo, esperando o tempo passar. Tenho muito medo dessa expressão: “esperando o tempo passar”, esperar o tempo passar significa que você está inerte se aproximando da morte, pode soar pesado, mas é a verdade, a cada minuto que se passa temos um minuto a menos de vida.

E sabe o que mais me comove, que eu só descobri isso depois que comecei a trabalhar com perícias judiciais, não digo que você deve trabalhar com perícias, mas, que você deve descobrir qual trabalho que te dá prazer.

Eu optei pela perícia judicial porque ela me dá flexibilidade de trabalho, autonomia sobre minha agenda, eu que escolho as datas e horas que vou realizar uma perícia, se, após realizar uma diligência eu decidir voltar para casa mais cedo, eu posso.

Portanto, eu te questiono, o que gera valor para você? Mais tempo com a família? Mais flexibilidade de horários? Ou simplesmente mais tempo livre para ler ou marotonar uma série?

Nesta nova era em meio a pandemia, fomos forçados a mudarmos nossa rotina e passamos a valorizar e olhar para coisas que antes não dávamos tanto valor. Aprendemos que já não faz muito sentido ficarmos aprisionados em trabalhos que não nos geram prazer, que não nos dão retornos intangíveis, vai muito além do dinheiro.

A perícia judicial me proporcionou a chance de equilibrar algumas áreas da minha vida, como família e trabalho. Consigo estar presente no crescimento da minha filha e colecionar momentos especiais com a minha família, e também consigo ter uma rotina de trabalho prazerosa e com um bom retorno.

Se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais da área das perícias judiciais, assim como eu um dia tive e ainda tenho, confira nossos conteúdos do Instagram, Youtube e os outros textos aqui do Blog para compreender mais sobre Perícia Judicial.