Constantemente recebemos mensagens de peritos judiciais recém formados buscando dicas sobre qual o próximo passo depois de concluir o curso. Por onde começar? Quais estratégias adotar? Como conseguir a primeira nomeação?
O propósito do texto de hoje é auxiliar aqueles que estão iniciando suas carreiras na área e ainda não sabem muito bem por onde seguir ou o que devem fazer.
Iniciar uma nova carreira, principalmente em paralelo com outra (grande vantagem da perícia judicial), não é fácil. Sempre há aquela empolgação em concluir o curso e desbravar novos ares, mas conforme os desafios vão aparecendo, pode ocorrer aquele desânimo com a profissão.
O segredo de ir trilhando uma jornada de sucesso está na forma com que você planeja seus passos. Adotar algumas estratégias é de extrema importância para o perito.
-
Sempre tente aperfeiçoar a sua técnica:
É através da técnica que adquirimos ao longo do curso que colocamos em prática todo conhecimento alcançado. Um perito, acima de tudo, precisa ser bom no que faz. Por isso, a técnica deve ser cada dia mais aperfeiçoada.
-
Reconheça as vantagens de um bom networking:
Dizem por aí que quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? E o perito judicial precisa sempre lembrar disso.
O perito pode adotar como estratégia se apresentar nos escritórios de advocacia para apresentar o seu trabalho e oferecer assistência técnica, ou também, se apresentar aos juízes.
Para quem não sabe, os juízes podem nomear os peritos de forma aleatória (aqueles já cadastrados no sistema da justiça) ou nomeando um perito de sua confiança.
Por essas razões um bom networking é muito importante. Estabelecer uma rede de contatos profissionais para troca de experiências e informações ajuda demais na carreira profissional.
-
Ter disciplina é um ponto chave:
A partir do momento que o perito inicia sua carreira, ele está ali descobrindo um novo mundo e uma nova forma de trabalhar. Cada profissão tem uma dinâmica diferente, e com a área da perícia judicial não é diferente.
Ter disciplina é seguir com firmeza apesar das circunstâncias diversas. Reconhecer seus erros, estabelecer um plano e se recuperar dos seus erros para seguir com o plano traçado.
A disciplina caminha lado a lado com a resiliência. É preciso momentos de reflexões quando aquela tão sonhada nomeação demora um pouco mais do que já imaginávamos, ou na hora de enfrentar uma perícia mais complexa que o normal.
O fato é que a área da perícia judicial vem crescendo mais e mais a cada dia, e ainda sim faltam profissionais na área. Quanto mais estratégias você adotar para explorar o máximo que essa profissão te oferece, mais sucesso você irá alcançar com o tempo.
Aqui no blog já temos um artigo que cita os 5 maiores erros que você pode evitar na sua carreira como perito. Você pode conferir mais dicas através do nosso canal no youtube, instagram e site.
Se você é Engenheiro ou Arquiteto, vou deixar aqui um vídeo que eu falo sobre os 4 passos para mudar de vida na área da engenharia e arquitetura.