Sempre depois que chega determinada parte do processo, onde é necessário um conhecimento técnico específico, o perito judicial é solicitado e entra em cena para trabalhar.

 

E essa profissão é uma das poucas que nos permite tê-la como segunda opção (ou primeira, claro) de fonte de renda, ou seja, podemos trabalhar como peritos e dentistas ao mesmo tempo. E é aí que entra uma das maiores dúvidas, como conciliar essas cargas horárias?

 

E aqui te respondo com toda certeza, essa é uma das grandes vantagens de trabalhar com perícias judicias: você pode fazer sua própria agenda e trabalhar de onde quiser!

 

Como?

 

Bom, trabalhar como perito judicial é como trabalhar como autônomo. Isso quer dizer que você faz seu horário, sua agenda, pode escolher os dias que vai trabalhar – mas claro, com muita disciplina (essencial nessa profissão).

 

Quando digo que você pode trabalhar de onde quiser, quero enfatizar o fato de ser uma profissão que você encontrará trabalho em qualquer lugar do país. Mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Justiça brasileira não parou, e recebeu 25,8 milhões de novos processos em 2020. Já em 2019, o Poder Judiciário finalizou o ano de 2019 com 77,1 milhões de processos em tramitação. Então vamos fazer uma conta simples? 

 

Somando os dois anos, temos um total de 102,9 milhões de processos em tramitação. Imagine que apenas 5% desses processos demandam perícia judicial. Seria cerca de 5.145 milhões de processos na área da perícia judicial. Que número excelente, não é mesmo?! 

 

E claro, como já sabemos, esses processos estão espalhados pelo país inteiro – o que nos permite trabalhar em qualquer região, de norte a sul!

 

Trabalhe em qualquer lugar.

 

Ser perito nos permite ter trabalho mesmo mudando de cidade, e também nos permite morar em um lugar e prestar serviços em outros estados.

 

Como exemplo posso citar a minha própria história. Fui perito judicial por muito tempo em São Paulo, e depois de alguns anos vim morar em Minas Gerais, e continuei sendo perito e recebendo nomeações.

 

Hoje, residindo em MG, faço perícias por todo Brasil. Depois de um tempo, aumentei o meu raio de trabalho, e realizo perícias em MG, RJ, SP e em vários outros lugares do país.

O fato de também não precisar de um escritório, é um grande aliado dessa possibilidade – se por acaso acontecer um imprevisto e eu preciso viajar, com apenas o computador e todas as anotações feitas in loco, posso fazer o laudo de qualquer lugar!

Claro, isso só é possível porque estou em dia com meus cadastros nos Tribunais de Justiça desses estados.

 

O único horário que tenho que cumprir, claro, é o tempo onde começo a perícia até a entrega do laudo, para isso preciso cumprir um prazo. Fora essa regra, é possível efetuar qualquer tarefa no horário que desejo para minha agenda.

 

Por esses motivos digo que é possível trabalhar de onde quiser como perito judicial, essa vantagem me enche os olhos na profissão. Poder estar com a minha família em feriados, datas especiais ou em qualquer época do ano vale muito para mim!

 

E você, concorda que vale a pena ser perito? Lembrando que fora isso, há outras inúmeras vantagens que você pode conferir em outro texto disponível no nosso blog clicando aqui

Continue acompanhando o nosso blog, instagram e youtube para conferir tudo sobre o universo da perícia judicial e das avaliações imobiliárias.