Se levarmos em consideração que nosso cérebro sempre vai optar pela procrastinação que pelos desafios, temos que estar preparados para superá-lo.  

Observe bem, o que acontece quando você estabelece metas para sua vida? Geralmente em curto espaço de tempo elas já nem são lembradas, quiçá cumpridas.  

Quero te passar um aprendizado que tive para liderar meus negócios com foco, sem perder prazos, reuniões, tempo com minha família e até mesmo dinheiro. Isso mesmo, quando estamos procrastinando, perdemos dinheiro também, embora o bem mais precioso que temos é o tempo, e não o dinheiro.  

Quando se trabalha com perícias judiciais o prazo é elemento primordial. Existe um jargão muito utilizado no Direito: “A justiça não socorre aqueles que dormem”, nesta metáfora é possível perceber que aqueles que perdem prazo estarão com serias dificuldades. 

 

Um breve histórico da minha vida profissional: 

 

No dia que decidi trabalhar com perícias judiciais eu tinha certeza que não seria uma tarefa fácil, exatamente porque eu tinha muito problema com prazos!  

 

Eu vivia sempre com problemas nas minhas entregas, em geral, eu entregava tudo o que havia combinado em cima da hora ou, muitas vezes, atrasado.  

 

No entanto, eu estava decidido em trabalhar com perícias, inicialmente porque tinha um amigo que ganhava muito dinheiro nessa atividade, posso assumir que, o que mais motivou inicialmente foi a boa remuneração. Isso mudou com o tempo.  

 

Mas o grande gargalo estava no cumprimento de prazos. Para você ter ideia, atualmente, são apenas 5 dias úteis após a intimação para apresentar uma proposta de honorários, parece tranquilo, mas quando se está cheio de trabalho, pode acontecer de acabar o prazo.  

 

E, como dito no jargão, a Justiça não irá perdoar sua falha.  

 

Retomando-se à solução encontrada para gerir estes prazos.  

 

A primeira coisa que deve ficar clara, não somente para você que quer trabalhar na engenharia legal, mas, para qualquer atividade da sua vida: nosso cérebro gosta de hábitos. Os autores divergem bastante sobre o tempo ideal para uma atividade se tornar hábito, mas, em média, você precisa de pelo menos vinte e um dias para se habituar a uma atividade.  

Segui à risca a recomendação de diversos Autores renomados. Tracei metas justas, e em pequenas quantidades. Ou seja, eu resolvi determinar apenas três metas para um ano, isso foi em 2012 (aos meus 29 anos), observe que demorei para tomar essa decisão, não sei quantos anos você tem, mas aja rápido.  

As coisas mudaram drasticamente em minha vida, quando eu percebi o poder do hábito. Desde então, eu jamais perdi um prazo com o judiciário, me tornei uma pessoa mais produtiva e sou capaz de liderar três empresas. Em uma outra história vou te contar como delegar funções que não são sua expertise.  

Se você chegou até aqui, me conte no comentário a sua reflexão sobre a carreira da Perícia Judicial e se já descobriu o poder do hábito. Também te convido a ler os nossos outros textos e nos acompanhar no instagram e youtube para ficarem por dentro de todas as novidades, lá sempre contamos em primeira mão!

Já aqui no nosso blog você tem acesso a conteúdos técnicos de qualidade que postamos semanalmente, te convido a ler agora um texto sobre os termos técnicos da engenharia legal – clique aqui!