Você já conhece a Documentoscopia? Se não, chegou o momento de conhecer essa área incrivelmente acessível e que funciona para todos aqueles que almejam uma mudança de carreira, mas sem precisar de muitos recursos. Hoje você vai descobrir do que se trata a perícia em documentoscopia e como começar a ter uma renda através dessa profissão.
-
Muito ouvimos sobre peritos judiciais, peritos médicos ou criminais, mas e os peritos em documentoscopia?
O perito em documentoscopia nada mais é do que o profissional que tem a responsabilidade de analisar a falsidade ou veracidade dos documentos por ele examinados, como por exemplo, se certa pessoa realmente assinou ou não um cheque.
Mesmo vivendo na era da digitalização e midiatização dos documentos e informações, milhares de documentos físicos como contratos de trabalho e cheques são assinados diariamente, e por isso estamos suscetíveis a cairmos em golpes. De acordo com um levantamento do Indicador Serasa Experien de Tentativas de Fraude, de janeiro a novembro de 2017, o Brasil registrou uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, o que equivale a 1,8 milhão de tentativas. E conforme o tempo vai passando, as pessoas vão aprimorando cada vez mais a qualidade das falsificações.
Diante dessa crescente, vem surgindo a necessidade de profissionais bem capacitados para analisar esses documentos, e é aí que entra o perito. O papel deste profissional é realizar uma análise minuciosa no documento (digital ou físico) em questão, e ali descobrir se há alguma alteração, isso tudo através de seu conhecimento teórico e ferramentas.
-
E quem pode trabalhar nessa área?
A Documentoscopia é uma área muito acessível para todos. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ensino superior para se capacitar. Na verdade, essa é uma das poucas profissões que profissionais com nível médio podem atuar.
Justamente pelo fato de que não existe uma graduação em Ducumentoscopia, qualquer pessoa com ensino médio pode se capacitar através de cursos e começar a trabalhar na área.
Basicamente, é preciso ter ensino médio completo, qualificação e conhecimento adquiridos através de um curso na área e credenciamento no Tribunal de Justiça do seu estado.
Muitas pessoas acham que precisa de concurso público para atuar como perito em documentoscopia, mas estão enganadas. Os tribunais de justiça de todos os estados credenciam os profissionais que possuem conhecimento da área.
-
Preciso montar um laboratório ou escritório?
Não é necessário um grande investimento no início da carreira, e esta é uma das grandes vantagens da profissão.
Inicialmente, não é preciso investir muito para começar a trabalhar como perito em falsidade documental. Com menos de R$ 500,00 é possível comprar um microscópio digital e uma boa lupa para realizar as primeiras perícias.
E o retorno é bem maior que o investimento. No geral, varia de acordo com os documentos, mas pode ir de 3 a 10 mil reais dependendo do que se trata.
-
Grande demanda e pouco profissionais!
No último mês, a Polícia Federal deflagrou uma operação contra um suposto criminoso especializado em fraudar benefícios de Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, o seguro-defeso, em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.
A PF indica que a quadrilha atua há mais de cinco anos, e estima que as fraudes podem atingir o valor de R$ 34 milhões e envolver aproximadamente 1,5 mil pessoas. De acordo com a PF, o grupo usava documentos falsos para a concessão de seguro-defeso a falsos pescadores.
Você com certeza conhece alguém que tem uma história para contar sobre golpe ou falsificação de documentos, não é mesmo?
No Brasil há uma enorme demanda de profissionais capacitados para analisarem documentos em situações como a citada acima, mas poucos profissionais no mercado de trabalho. Ou seja, mais oportunidades para aqueles que já atuam ou pretendem atuar como peritos.
Depois de descobrir como a documentoscopia é acessível e que todos podem trabalhar na área, já está pensando em se capacitar? Aqui na Escola de Perito temos um curso de documentoscopia, e de meses em meses abrimos vagas para uma nova turma.
Você pode acompanhar mais conteúdos como este através de outros artigos disponíveis no blog, e através do que compartilhamos com nossa comunidade no Instagram e nos vídeos do nosso canal no Youtube.
Temos uma série de vídeos onde conto sobre a história da profissão, e você pode conferir o primeiro episódio abaixo – mais episódios estão disponíveis no nosso canal!