Uma das maiores vantagens em ser um perito judicial está relacionada à flexibilidade de horários. Além de não ser rígido, o horário de serviço do perito judicial pode ser ajustado de acordo com suas necessidades.

Além de ser uma grande vantagem da profissão, o perito judicial, através desta flexibilidade, consegue garantir maior qualidade de vida e desempenhar suas funções com perfeição.

Agora, você quer conhecer as vantagens de trabalhar nesta área? Então, confira o porquê da flexibilidade de horários do perito judicial ser tão importante neste segmento.

A liberdade de horários na perícia judicial

A atuação de um perito judicial é bastante parecida com a de um profissional liberal, no sentido de poder efetuar as suas tarefas a qualquer horário que desejar. Ou seja, ele não tem absolutamente quaisquer horários a cumprir, muito menos uma quantidade de horas de trabalho fixa a ser respeitada.

A única exceção para essa regra, de certa forma, é o momento de início da perícia, ou no começo de produção de prova. Isso significa que, a partir do momento em que ele é nomeado em juízo como perito judicial do caso, algumas datas limites são estabelecidas para que o trabalho se inicie e que também poderá ser marcada pelo próprio profissional.

Além do mais, o perito não fica disponível em um lugar específico para prestar o seu serviço. Dependendo da área de atuação, antes de iniciar o laudo técnico, será necessário desempenhar outras ações relacionadas ao processo analítico e de pesquisa. Isso inclui atividades de vistorias no local determinado, análise de documentos, organização de dados em relatórios e até mesmo exames pessoais.

Outros atrativos da perícia judicial

Outro grande atrativo em se trabalhar como perito judicial é a de que sua nomeação se dá pela Justiça, e o profissional desfruta de certa liberdade na execução de suas atividades.

Uma vez que ele não tenha um superior, não há ninguém para comandá-lo. Afinal, nem o juiz e nem as partes envolvidas no processo podem intervir em suas tarefas, muito menos nos laudos emitidos por ele.

O máximo que poderá ocorrer de “interferência”, será a do juiz para definir alguns indicadores econômicos e juros que deverão ser usados em determinados cálculos trabalhistas ou financeiros. Mais precisamente em liquidação de sentença.

Além disso, não é obrigatoriamente necessário ter um espaço físico tipo escritório ou estrutura de empresa para exercer o cargo e as atividades de um perito judicial, facilitando ainda mais o trabalho deste profissional.

A maleabilidade do dia a dia profissional

O fato do horário de perito judicial ser livre, não tendo dia e hora específica para começar, acaba sendo um fator que desperta bastante o interesse nas pessoas, visto que podem ter uma rotina menos cansativa e se dedicarem a outras atividades.

Já pensou em se tornar um perito judicial e fazer o seu próprio horário de trabalho? O que você acha de conhecer o curso de perícia judicial da Escola de Perito? Ele é ideal para você que está buscando liberdade de trabalho e flexibilidade na vida profissional e pessoal. Acesse agora e venha fazer parte deste grupo de profissionais.